segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Informação ou Infotenimento?: A sociedade e sua real composição na contemporaneidade brasileira

As tecnologias digitais vêm modificando modos de vida na atual sociedade. Ao passo que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vão se estruturando o corpo social vai alterando as disposições organizacionais e estruturais estabelecidas. A Sociedade da Informação, de que são chamadas as relações sociais e econômicas das tecnologias, se constitui em uma realidade brasileira permeada por desigualdades em todas as esferas, provocando assim a “divisão digital”.
Manuel Castells, citado por Juciano de Sousa, aponta que essa divisão digital deve-se ao nível de educação dos usuários. A capacidade de aprender a aprender e de saber o que fazer com o que se aprende é socialmente desigual. O Brasil está vivenciando um crescimento digital acelerado, há algumas iniciativas para uma inclusão digital, como os laptops distribuídos em algumas escolas públicas de São Paulo, no entanto o saber o que fazer com o aprendizado ainda é estanque. Um exemplo são os “cyber cafés” ou “lan houses”, nestes lugares em que se pode acessar a internet pagando por um determinado tempo, percebe-se que muitos internautas, principalmente crianças e adolescentes que não têm computador próprio, se limitam a acessar correio eletrônico, sites de relacionamento e sites que disponibilizam vídeos. Já os jovens que têm uma “intimidade” com computador, por tê-lo em casa, desbravam as possibilidades que a internet proporciona.
As tecnologias digitais se transformaram em um meio de “infotenimento” estando mais relacionada com o entretenimento que informação. A Sociedade da Informação que se pretende constituída caminha mal das pernas. Os meios tecnológicos dispostos poderiam ser melhores explorados pelos navegadores, contudo, a deficiência na educação e as poucas políticas públicas para uma real inclusão digital impossibilitam afirmar com contundência que o Brasil é formado por uma Sociedade da Informação. Estamos no Infotenimento Social em que o mercado do entretenimento estará sempre na vanguarda das tecnologias digitais, já que é o “circo” que dá lucros.

Um comentário:

Thiago Baltazar disse...

Usei o seu post para ilustrar um post q eu fiz no meu blog sobre infontenimento. Se vc quiser dar uma olhada: http://rumosdamidia.wordpress.com/2009/03/05/20/#comments

Thiago Baltazar